terça-feira, 29 de março de 2011


FH2L - Fusão Hip-Hop Leste
Convidados: Engrenagem Urbana - Mensagem Periférica - Filhos do Leão - Phantom - Prodigio
Discotecagem: DJ Pulgamam
Apresentação: Ed "Pretologia"
Data: 03/04 (Domingo)
Hora: 14h00
Realização: FH2L
Local: CEU Inácio Monteiro
Valor: Entrada franca
Endereço: Av Corifeu de Azevedo Marques, 5234 - Jaguará - SP
Telefone: (11)3808-9586 / 6297-6502 EMERSON (11) 9826-7118
Observações: Distribuição de brindes

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

COMO FAZER E TOCAR INSTRUMENTOS MUSICAIS COM SUCATA



Aprenda a fazer um som legal com sucata e com aquilo que você
 não usa mais.
Veja só alguns exemplos de como você e seus amigos podem 
reutilizar o lixo para criar instrumentos musicais:

PANDEIROBELISCOFONE
ZAMPONHACLAVA
FLAUTA D'ÁGUACHOCALHO
SAX

PANDEIRO

Materiais: 1 prato de vaso, 8 tampinhas achatadas e arame

Como fazer
1- Peça para um adulto abrir quatro fendas nas laterais do prato
de vaso, usando uma serrinha manual (dando um espaço de 8
a 10 cm entre uma fenda e outra).
2- Com um prego, faça um furo acima e um abaixo de cada fenda.
3- Fixe um pedaço de arame nos furos de cima e perfure o meio
 das tampinhas achatadas de garrafa.
4- Prenda o arame nos buracos de baixo, fixando bem as tampinhas.

                  Como tocar Toque na sequência que mostra a figura:
primeiro bata o dedão, depois a ponta do dedo-médio, o punho e a
palma da mão.



Use a convenção:
dedão 1
ponta 2
punho 3
tapa 4



ZAMPONHA

Materiais: cano fino de PVC e fita-crepe

Como fazer
1- Corte 2 pedaços de cano PVC, um com 30 cm, outro com 20 cm,
usando uma serrinha manual.
2- Tampe um buraco de cada cano usando a fita-crepe.
3- Com os buracos tampados virados para baixo, alinhe os canos
por cima e grude-os com fita-crepe.

Como tocar
Assopre a parte aberta do cano, buscando a embocadura 
ideal e toque uma nota de cada vez.


FLAUTA D'ÁGUA

Materiais: 30 cm de cano fino de PVC, fita-crepe e 1 bexiga

Como fazer
1- Encaixe o bico da bexiga inteiro na ponta do cano e grude com fita-crepe.
2- Coloque um pouco de água dentro da bexiga.

Como tocar
Encha a bexiga de água. Depois, assopre a parte aberta do cano, 
buscando a embocadura ideal, e toque uma nota de cada vez.
Dica: puxe a bexiga enquanto toca para conseguir notas diferentes.


SAX

Materiais: 40 cm de cano fino de PVC, fita-crepe e 1 garrafa de plástico

Como fazer
1- Com uma régua, meça 3,5 cm da ponta do cano e faça uma marca.
2- Faça um corte em diagonal a partir da ponta do cano até a sua marca.
3- Use um pedacinho de garrafa de plástico no formato da ponta cortada
do cano e fixe-o com fita-crepe.

Como tocar
Cubra a parte de fita-crepe com a boca e assopre devagar até sair som.


BELISCOFONE

Materiais: 40 cm de cano grosso de PVC, fita-crepe e 1 bexiga
(se possível, mais resistente)

Como fazer
1- Corte o bico da bexiga fora e encaixe a outra parte na boca do cano,
esticando bem.
2- Grude a borda da bexiga no cano com a fita-crepe.

Como tocar
Puxe e solte a bexiga dando beliscões


CLAVA

Materiais: 40 cm de cano PVC com espessura média e 1 tampão
de PVC que encaixe na ponta do cano

Como fazer
Bata a ponta marrom em piso duro, cerâmicos ou em pedras.

Como tocar
Puxe e solte a bexiga dando beliscões


CHOCALHO

Materiais: 1 latinha de refrigerante, pedrinhas, fita adesiva

Como fazer
1- Lave a latinha de refrigerante.
2- Pelo furo, coloque muitas pedrinhas pequenas, até preencher
cerca de 1/3 da latinha.
3- Tape o furo com a fita adesiva.

Como tocar
Balance o chocalho no ritmo da música.












Fonte:  http://www.ecoviver.com.br/                                                       


terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Virada Cultural inscrições para artistas






















Para você que tem uma banda, é músico solo ou tem algum
 trabalho artístico vai a dica



Inscrições artísticas
Para a Virada Cultural 2011

Estão abertas as inscrições para artistas, individuais ou 
grupos, participarem da Virada Cultural 2011 com 
propostas de apresentação musicais, plásticas, teatrais, 
circenses e outras disciplinas. 


São duas modalidades: 

1. Apresentações de rua

Para propostas planejadas para se apresentar fora 
dos palcos, em locais abertos ou cobertos. Formulário
 de inscrição, modalidade rua. 


2. Apresentações de palco

Para propostas de apresentação que sejam projetadas
para palcos. Formulário de inscrição, modalidade palco. 


Prazo e envio

Não há prazo definido para o término das inscrições. 
Quando uma data for definida, ela será divulgada 
com pelo menos duas semanas de antecedência nesta página.


Não serão aceitas inscrições por email.

Caso encontre erro ao realizar o upload de 
arquivos anexos, realize a inscrição pelo 
formulário sem os arquivos e envie-os 
posteriormente para o email inscricoes@viradacultural.org
 informando os dados da inscrição, que anexaremos 
à sua proposta.



  


























segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Dica Cultural

Centro Cultural Banco do Brasil



---------------------------------------------------------------------
Cinema e vídeo – SP


The Archers – O Cinema de Michael Powell e Emeric Pressburger

Michael Powell e Emeric Pressburger começaram a trabalhar juntos nos anos 30, quando o húngaro Pressburger era ainda o roteirista dos filmes do inglês Powell. Juntos realizaram, em co-direção, quase 20 filmes, todos exibidos na mostra
De 28 de dezembro a 16 de janeiro

---------------------------------------------------------------------

Cinema Nacional Legendado e Audiodescrito
Janeiro

O CCBB dá continuidade ao programa regular Cinema Nacional Legendado e Audiodescrito, que exibe uma seleção de filmes brasileiros com legenda oculta e audiodescrição, dirigida especialmente ao deficiente auditivo e ao deficiente visual, mas aberto a todo o público. Em janeiro, o filme exibido será Chico Xavier, de Daniel Filho
Dias 08 e 09 de janeiro

---------------------------------------------------------------------

Mostra Cinema de Moda
3ª edição

Ação idealizada por Danilo Blanco e Fernando Zelman, que promove o acesso democrático à cultura de moda, valorizando interfaces como tendência, comportamento e sustentabilidade
De 18 a 30 de janeiro

---------------------------------------------------------------------

Artes cênicas – SP

Seleção Brasil em Cena
4a edição

De 13 de janeiro a 04 de março estão abertas as inscrições para a quarta edição do projeto Seleção Brasil em Cena. Promovido pelo CCBB Rio de Janeiro, o concurso de dramaturgia tem como principal objetivo fomentar a literatura dramática nacional por meio do surgimento de novos autores

---------------------------------------------------------------------

Exposições – SP

Islã: Arte e Civilização

A mostra reúne mais de 300 obras que contam 1.400 anos da história do Islã. Acervos do Museu Nacional de Damasco, Museu Aleppo e Palácio Azem, da Síria, e peças do Museu Nacional do Irã, Museu Reza Abassi e Museu do Tapete, no Irã
De 18 de janeiro a 27 de março

---------------------------------------------------------------------

Música – SP

Riffs, Grooves e Beats

Artistas de diferentes regiões do país representam essa riqueza musical no palco. Seja trazendo riffs de guitarra exclusivos, seja com grooves originais ou beats inusitados, nenhum dos repertórios se encerra em um só ritmo
De 04 a 25 de janeiro

---------------------------------------------------------------------

Programa Educativo – SP

Visitas Teatralizadas

Os visitantes do Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo podem conhecer a história do prédio, construído em 1901 e reformado pelo engenheiro-arquiteto Hippolyto Gustavo Pujol Júnior, na década de 20.
De quinta a domingo

---------------------------------------------------------------------

Laboratório de Ações Criativas

O que será que é mais fácil, descrever uma obra com nossas palavras ou criar uma imagem a partir de um texto que lemos? A descrição e o desenho são meios de ativarmos nosso imaginário e decifrarmos essas linguagens. Venha participar desse laboratório criativo, em uma interação entre imagens e palavras
Sábado e Domingo

---------------------------------------------------------------------

Laboratório de Patrimônio

Viajando pelo Islã. Você sabia que o termo álgebra vem do árabe “al-jabr”, assim como as palavras açúcar, arroz, azeite, alface e almôndegas?
Terça, quarta e domingo

---------------------------------------------------------------------

Idéias – SP

Oficinas de Artes Iranianas - Islã: Arte e Civilização

Oficinas ministradas por artesãos iranianos


Fonte: http://www.bb.com.br/portalbb/page508,128,10168,0,0,1,1.bb?&codigoMenu=9904

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

ENGRENAGEM URBANA*

EM NOSSA PRIMEIRA ENTREVISTA TRAZEMOS O COLETIVO ENGRENAGEM URBANA!
Músicos inquietos. Uma ideia. Uma disposição.
Para intervir no cenário musical brasileiro, eis que surge o Engrenagem
Urbana.
Fruto da parceria entre o baixista e guitarrista Clayton “Nenê” Caetano,
o tecladista e produtor Kiko de Sousa e o percussionista Thiago Rocha, o
coletivo nasceu há menos de um ano e já conseguiu agregar profissionais
com a pretensão de produzir e lançar novos artistas com trabalhos
inéditos.

1.Pelaarte: QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS PROJETOS PARA ESSE ANO?
  E.U: O principal projeto é sem duvida o lançamento do nosso
EP. “ENGRENAGEM URBANA + SAMUEL PORFIRIO + MARIA ELVIRA”.Que
já está produzido e gravado e com previsão de lançamento para este
primeiro semestre. Já temos também a pré-produção do vídeoclipe de
uma das músicas do EP. Visamos este ano consolidar os trabalhos e nos
apresentar em grandes festivais de música independente.

2.Pelaarte: COMO NASCEU ESSA JUNÇÃO COM OS ARTISTAS
SAMUEL PORFIRIO E MARIA ELVIRA?
  E.U: Começou através da produção feita por Kiko de Sousa nos
trabalhos solos de Samuel Porfirio e Maria Elvira, que na ocasião também
estavam fazendo sua primeira parceria musical (REAL uma das faixas do
EP). Vendo a possibilidade dos trabalhos serem apresentados juntos o
ENGRENAGEM URBANA apostou na execução do repertório e na gravação
do EP. Desde então o projeto vem se apresentando e trabalhando em
outras músicas.




3.Pelaarte: O QUE O PÚBLICO PODE ESPERAR DESSE EP. QUE UNE
O RAP E A MPB?
  E.U: Por se tratar de dois estilos diferentes, o público pode esperar um EP
cheio de intervenções que mesclam reggae, rap,dub e MPB, com rimas
influenciadas pela noite paulistana, poesias ricas e bem elaboradas.

4.Pelaarte: POR SER UM TRABALHO TOTALMENTE INDEPENDENTE COMO VOCÊS
PENSAM NA DIVULGAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E VENDA DESSE EP?
  E.U: A divulgação utilizaremos os veículos comuns como internet,
shows, banners e o popular “boca-boca”. A distribuição nós classificamos
como a nossa maior dificuldade, pois, não temos ainda a possibilidade de
distribuir o trabalho pelo Brasil, já a venda temos como objetivo alcançar
a todos.Nos shows, de “mão em mão” , via correio e até mesmo nos
coletivos como ônibus, trens, metrôs e etc.


5.Pelaarte: RECENTEMENTE VOCÊS DIVIDIRAM PALCO COM
ARNALDO ANTUNES. COMO FOI ESSA EXPERIÊNCIA?
  E.U: Sem dúvida nenhuma esse evento contribuiu muito para o
crescimento de todos, por se tratar de um público seleto que não
conhecia o nosso trabalho, tivemos uma ótima aceitação no show visível
também na venda das camisetas promocionais,
contato com o público e com o próprio Arnaldo Antunes.

6.Pelaarte: ISSO TORNOU VOCÊS UMA REFERÊNCIA DE BANDA
INDEPENDENTE NO BAIRRO ONDE MORAM. COMO VOCÊS VEEM
ISSO?
  E.U: Encaramos isso como fruto do trabalho que é integralmente
dedicado a causa do projeto, desde produção, gravação, execução,
divulgação, apresentação e etc. Isso faz com que mais pessoas também
acreditem e venham pra somar e fortalecer todo o trabalho. Exemplo disso é que contamos com:
Leandro Godoi “LEDG” (Fotografo)
Robson "Kazé" (Desing / K2lab)
Mariah Eugenia (Figurino)
Ricardo Brito “Rico”(Divulgação)
Rodrigo “Semox” (Téc. de Som)
Xisto de Sousa ( Roadie)

CONTATOS:
Fones: 7421-9714 / 8088-6603


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Música e Produção Independente

Hoje é assim: Os artistas criam! As gravadoras revendem pelo preço que querem! O consumidor paga caro! Os artistas querem acesso! As gravadoras criam barreiras! O consumidor sofre! Os artistas trabalham! As gravadoras lucram! O consumidor segue insatisfeito.


Agora será: Nós por nós! Nós artistas criaremos e cuidaremos! O consumidor pagará o preço justo! Nós artistas seremos parceiros! O consumidor terá comodidade. Nós artistas colheremos o fruto do nosso trabalho! O consumidor seguirá satisfeito! A partir daí o cenário será diferente a começar pelo relacionamento entre o artista e seu público“



ENGRENAGEM URBANA * ON & ON (AO VIVO)




Ricardo Brito & Pelaarteazuera